JCast Reviews #34 -

Os deuses do anime olham para nós com cara de desconfiança, enquanto temos a pachorra de analisar criticamente Mobile Suit Gundam. Como nos atrevemos? Quem a gente pensa que é? Não éramos nem embriões quando Gundam foi exibido pela primeira vez e cá estamos nós, tentando vender o peixe dessa série para quem não viu, e batendo um papo maneiro com aqueles que já conhecem Amuro e cia. Venha com a gente até onde nenhum podcaster brasileiro jamais foi. Aproveitamos para lançar uma promoção: os 50 primeiros ouvintes que enviarem códigos de barra de Super Lemon para a caixa postal 555-jcast ganharão o direito de terem seus nomes pichados por nós nos pés do Gundam verdadeiro, assim que formos até ele. Essa promoção pode demorar consideravalmente.

(00:01:15-00:05:09) Introdução

Mais alguns animes que o Darko viu, para desespero do Yohan, que ainda não finalizou suas primeiras impressões. Ele nem quer mais chamá-las de “primeiras”, mas acho idiota. São as primeiras dele, e são bem mais valiosas que as do Darko. Ele é bem mais bonito também. E cheiroso. (recebemos presentes, temos que puxar o saco ainda por algum tempo, pedimos a compreensão de todos).

(00:05:21-00:54:07) Mobile Suit Gundam 0079

Algumas obras de ficção definem um gênero. É o caso de Gundam, que praticamente inaugurou a onda de Real Robots que varreu os anos 80. Sem Gundam não teríamos os derivados de Gundam, outras séries tão boas quanto e com premissas similares, nem teríamos hoje em dia revivals de Super Robots, já que eles nunca teriam sido coisa do passado. Pior ainda, jamais teríamos um review de Gundam no Jcast e teríamos que falar essa semana sobre Takoyaki. Ou seja, esse anime, como diria o Doutor, é um ponto fixo no espaço/tempo. Se alguém voltasse para alterar a história e matar a mãe do Tomino antes que ela engravidasse do moleque, falharia miseravelmente.

Bandeira da Federação da Terra

Finalmente saiu o JCast de Gundam, dá pra acreditar? A culpa é do Laivindil, que demorou alguns meses pra assistir os filmes, e parcialmente minha, por puro medinho mesmo. Assistam (isso é uma ordem!) e nos digam o que acharam no email alojcast@gmail.com. Até semana que vem!

O JCast Reviews #34 foi embalado ao som de:

Mobile Suit Gundam 0079 Collection

Moegare, moeagare, moeagare GANDAMU! Com o tempo você acaba aprendendo a apreciar essas pérolas que banham nossos ouvidos nas aberturas e encerramentos de todo anime dos anos 70. Aliás, começo a perceber um padrão: todo anime daquela época tinha uma trilha instrumental incrível assim mesmo? Poxa, tão todas as músicas impressas no fundo da minha mente! Ah, a coleção tem 18 cds, mas na edição só est”ao os dois primeiros. Eu aconselho baixar TODOS!

  • Vinicius

    Se eu quiser começar por algum Gundam mais recente, eu teria problemas em entender a história?
    Animes antigos me dão depressão(???), então eu queria me preparar psicológicamente antes.

    • Vinicius

      *psicologicamente*

      • Magico

        Comece pelo Seed, pois este é um remake a série original. Muda muita coisa, é claro, mas a história-base é quase a mesma.

  • kwijibo

    Estou com o ultimo movie do gundam 0079 ainda encostado no hd de um pc que não uso mais… fiquei com vontade de ver pra começar zeta… Mas pra passar o arquivo é um parto.

    O bom é que com unicorn, e o filme de 00, gundam voltou um pouco pra midia

  • http://scrapmetalblog.here.ws Jun-01

    Oloko, até citaram o meu nome nesse reviews como um fã hardcore de mechas. Mas vou encarar isso como uma homenagem, lol. Será que eu realmente sou o único fã de mecha animes por aqui? [forever alone]

    Gundam 0079 fez parte da minha infância (apesar de não ter assistido a série de TV por completo, apenas os movies), e foi um dos principais motivos pelos quais me tornei um grande apreciador do gênero mecha. Se eu tivesse começado a assistir animes desse gênero mais tarde como o Darko e o Laivindil talvez não fosse curtir tanto, não sei. Se por aqui super heróis com roupas colantes de cores berrantes é algo normal, no Japão os robôs gigantes que fazem parte do imaginário popular.

    Poderiam ter mencionado que o Gackt é um grande fã de Gundam. Acho que isso ia incentivar o público feminino e fã do Gackt a dar uma chance pra franquia. Ou não.

    "Tobe! Gandamu" não é nada em termos de música grudenta. Escutem as aberturas dos clássicos Getter Robo e Mazinger Z. Esses sim são grudentos.

    Quanto ao BGM desse cast, podiam ter tocado algumas músicas do falecido Daisuke Inoue, que interpretou algumas músicas dos movies. Meus preferidos são "Kaze ni Hitori de" (Matirudasaaaaaaaaan!!!) e "Meguriai".

    Amuro Ray = Pegasus Seiya
    Kai Shiden = Piccolo Daimaou(Dragon Ball Z)
    Bright Noa = Tenshinhan (Dragon Ball e DBZ), Dragon Shiryu (TV)

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=626539298 Darkonix Piero

    Cara, pra que você foi me lembrar? Get, Get, Getter, Get! Agora é o resto da semana com isso na cabeça. E eu sabia que o dublador do Amuro é o mesmo do Seiya, os outros que eu não sabia. A gente comentou dele no cast de Paprika, Toru Furuya, ele dubla o gordão e parece uma bichona da terceira idade nos extras xD

    • http://scrapmetalblog.here.ws Jun-01

      Não se preocupe, eu conheço outras tão grudentas quanto:

      Yuusha-ou Tanjou" (Yuusha-ou Gaogaigar)
      "Ga-ga-ga-ga-ga-ga GAOGAIGAR, Ga-ga-ga-ga-ga-ga- GAOGAIGAR"

      King Gainer Over! (Overman King Gainer)
      "Kiiiiingu, Kiiiiingu, Kingu Geinaaa
      Metaru Oobaman, Kingu Geinaaaaa"

      Macross (SDF Macross)
      "Maaaakurosu! Maaakurosu!"

      Agora você tem um repertório de músicas-tema grudentas de mecha anime à disposição pra semana toda, lols (e acho que não estou ajudando em nada o Darko a curtir mais o gênero mecha)

  • Magico

    Chegou mais um fã de Mechas, por aqui. EU!

    Mas se é para chutar o pau da barraca, olha ai:

    Temas de mecha, versão Para-Para. http://gh.ffshrine.org/soundtracks/485

    Go Shogun é o meu favorito. ^_^

  • Rarcanus

    Muito bom esse Reviews. Sempre tive vontade de assisitir Gundam, mas nunca tive coragem nem orientação por onde começar… Só achei o primeiro filme da trilogia do MSGundam 79…. Se não achar posso assisitir o Gundam Seed então?
    Falou… e mais uma vez muito bom!