JCast #177

Review: Pokémon X e Y

Participantes: Darkonix e Fuu

Lumiose city  fr illumis  it luminopoli  de illumina city  es ciudad luminalia  art

E se eu contasse pra vocês que às vezes o JCast atrasa por causa do texto? É engraçado, porque isso aqui é um podcast, não devia depender tanto disso. Mas a quantidade de texto que temos em nosso post é uma prova que o JCast é uma entidade viva. Nós não planejamos isso. Simplesmente aconteceu e passou a ser uma necessidade. Um texto do JCast não pode ser curto, não pode ser sem graça, e é por isso que, sempre que alguém vai escrevê-lo, é como se entrassemos em contato com uma divindade – ele sai quando quer, como quer. Por isso demorei pra escrever esse aqui, fazia tempo que não me ligava ao espírito do JCast, a psicografia não saía. Olhava pra caixa do WordPress e nada. Nunca sei terminar um texto.

(00:01:26-01:22:28) Review: Pokémon X e Y

O Mundo Pokémon é cheio de mistérios. Comecemos pela sua geografia: as regiões são baseadas em lugares do mundo real, mas seguem a mesma lógica? Unova está realmente do outro lado do mundo em comparação a Johto, Kanto, Sinnoh e Hoenn? E os pokémon, sempre viram seus amigos quando entram na pokébola? Aparentemente não, e você ainda precisa conquistá-lo, provando seu valor. Pokémon são como samurais tsundere, mesmo depois de aceitarem te servir, continuarão fazendo um doce. “Eu não fiz isso porque te amo, só estava com vontade de socar a cara daquele Tyranitar!”, diz o Hitmonchan enrubescido. Aí você dá um bolinho pra ele. E faz carinho em sua cabeça. E em seu ombro. A tentação é grande, e aos poucos sua stylus vai descendo pelo abdomen definido de seu campeão, seu lutador favorito. Ele vira o rosto para o lado, como quem aceita suas carícias, mas não quer admitir. É, talvez o vínculo afetivo adicionado ao jogo pelo Poké-Amie às vezes cause umas idéias um pouco impróprias.

Links no post:
Doujin do Green e seu falecido Eevee (desafio qualquer um a ler sem chorar)

Acompanhem a gente por aqui também:
Grand Guignol
@JCastBlog
@GranGui
@KnurdReport

Músicas nesse programa:
Rica Matsumoto – Best Wishes!
Aki Okui – Kokoro no Fanfare

  • Andre Gomes

    Nossa, muito bom esse JCast, tão bom que passou voando ele. Vou esperar por esse podcast de meta agora viu? E gostaria das participações da Fuu mais vezes também rsrsrs.

    O hype do jogo foi gritante, eu acompanhei o primeiro nintendo direct de janeiro com a revelação, e ficava cada vez mais empolgado com as revelações. E tudo foi recompensado, o melhor jogo ever da série, eu joguei a primeira geração quando pequeno com GBC alheio com Red e depois Yellow, depois só pude voltar a jogar quando comprei meu DSi e ingressei na 4ª geração com Diamond, tudo lindo e maravilhoso, daí eu fui aprendendo o metagame e vi as mirabolantes estratégias, o encerramento da 4ª geração foi incrível com os remakes de Gold e Silver, desde o cuidado visual, o pokemon(qualquer um deles) te seguindo, o cuidado do pos game, os minigames(os mais divertidos até então), e as fotos! a possibilidade de tirar foto in-game com seu time pokemon, ou com outros personagens e lideres de ginásio, sério, muito amor. A quinta geração, infelizmente não tenho tanta paixão, possivelmente por sermos obrigados em Black & White 1 usarmos apenas os bichinhos de Unova no pré Liga( em B&W2 mudaram isso e ficou absurdamente mais convidativo), o visual deles, no geral, é um pouco monótono e frustrante, tem bichinhos muito legais( Cinccino, Chandelure, Braviary, Joltik, Whimsicott etc) mas outros onde a decepção foi grande, como Foongus, Vanillite, etc e muitos apenas “ok”. Mas as novas mecânicas do jogo foram muito boas, saimos da estratégia defensiva das walls da quarta geração e partimos pro ataque ensandecido, principalmente depois de B&W2, com os Weather Inducers e as Dream Abilitys sendo de facil acesso, sem contar que o online estava muito mais fácil.

    Porém com X & Y tudo isso se transformou, nossa, o fato de você poder acessar o PSS a qualquer momento pelo menu no touch, o lindo Wonder Trade, a história do jogo é muito boa também, se você se atentar às entrelinhas, fica cheio de mistérios(inclusive, eu esperava que tivessemos alguma ligação com Unova pra esclarecer a Abyssal Ruins, quem sabe no “Z” ou nos remakes de Ruby Saphire? Porque agora também acrescentamos o Lost Hotel, a estação de Corriway sem destino, as portas da Usina que ainda estão fechadas à lista de mistérios e sem falar nas cavernas suspeitas que devem ter algo a mais além das mega stones e o velhinho que te pede o pokemon level 5 ou menor? Ç.Ç), o prof Sycamore é o meu prof favorito da série, o mais carismático e “útil” de todos, até batalhar contra você ele batalha, gente, até um Louvre o jogo tem, sério, não tem como não amar, e as formas da Vivillion?. Apenas fico triste pelas limitações do 3D, tem queda de framerate dependendo dos pokemons em batalha e dos ataques usados, apesar de só usar o 3D ocasionalmente pra ver as animações de algum pokemon diferente/novo nas batalhas, a expectativa é que para o próximo portatil, a Nintendo tenha a boa vontade de faze-lo em HD( já que o 3D deve ser deixado de lado, eu acho), os pixels de XY estão perfeitos dentro da limitação, mas no B&W do DS, são sofríveis.

    Apenas vou encerrar meu comentário falando que o Amie é lindo, a Braixen é linda(por muito tempo impedi a evolução dela), Xerneas é lindo, comprar Premier Ball(pela primeira vez, já que antes era um brinde na compra de 10 pokeballs) e capturar até mesmo lendários com ela( a chance de captura dela é a mesma de uma pokeball, ou seja, antigamente era impossível rsrs), as novas mecanicas de breed pra passar Hidden Ability e as Pokeballs( da mãe), melhor jogo do ano. Só espero alguma atualização ou DLC pra aumentar o level da Elite 4(que não aumenta depois de você derrota-los pela primeira vez), um Pokemon World Tournament(por favor, a coisa mais linda de B&W2) e alguma nova rota com hordas de Audino e Chansey, porque mesmo com O-Power está dificil upar level =/

    PS. Perdi o desafio do doujin do Eevee Ç.Ç

    • Guest

      Lindo jogo! Acho que a vantagem de Pokémon está naquelas coisinhas que não tem a menor importância real para o jogo, mas que servem para moldar o mundo do jogo de uma forma mais completa. Isso e no metagame, que está absolutamente melhor do que em todos os outros jogos. “Breedar” e upar EVs está lindo. 😉 Quem tiver FCs para trocar, favor avisar.

  • Andre Gomes

    Hum, tava ouvindo de novo o jcast antes do trabalho, e lembrei de comentar uma coisa, que ficou bem legal eles colocarem amigos pro seu personagem, eu no hype do jogo, resolvi jogar novamente meu SoulSilver, porque na época que eu comprei, não aproveitei inteiramente porque ainda estava usando o Platinum, e parei pra apreciar tudo no jogo, e achei linda a relação que o personagem tinha com a mãe, que guardava parte do seu dinheiro e lhe enviava items nos PokeMarts, e dos trainers que te ligavam, pra falar como você era incrível, que não conseguiam derrotar tal pokemon, ou que já conseguiam derrotar algum em OHKO, te chamavam pra te dar item ou batalhar, sério, muito fofo, e o grupo de amigos de X Y é igualmente legal.

  • Vinicius tomal

    Estou jogando o meu X sem pressa, no nuzlocke e com muita cautela… A própria victory road tem sido complicada, e quase todos os meus pokemons ficam muito próximos de morrer de vez em quando, mas acho que vou conseguir lidar bem com a E4, apesar de estar jogando meio as cegas e não saber o tipo dos treinadores… Bem, pelo menos tenho um poison e um fairy para eventuais tipos fairy/dragon, só o meu velho Pigeot de guerra que tem menos utilidade prática.

    De todo o modo, o meta dessa gen pode mudar a qualquer momento com mais mega evoluções, como o mega Latios já vazou, é só uma questão de tempo para uma mega jynx. E discordo da OPzice de uma Blissey fada, é bem simples, só tornar a Mega Blissey fada e dar uma habilidade que balanceie, ou seja, você é obrigado a trocar o leftovers por uma mega Stone, ganhando mais potencial defensivo e perdendo no staling, sobretudo em jogos com no heal clause.

    Bem, não tem nem como falar que o jogo não é bem sólido e tem várias coisas legais, uma pena que falta um pouco de post-game, mas acho que BW2 me deixaram mal acostumado.

  • Julien Ossola

    Espero q vcs tenham falado mto mal do fato do jogo pro 3DS não ser em 3D. T____T

  • Nícolas

    Não entendi direito o nome da loja q vc compro o 3ds xl, qual o link?