JCast #128

Rant: Obama no Brasil, jabá e a falta de Madoka Magica
Papers: Terremotos e a Arquitetura Japonesa
Trend: Grande Terremoto de Touhoku
Review: Tokyo Magnitude 8.0

Participantes: Darkonix, Laivindil, Sofia e Yohan

Timing perfeito. Mal comentamos sobre terremotos semana passada, como quem não quer nada, e acontece novamente. Dessa vez é só o maior da história. Só que por mais que queiramos nos preocupar, a calma dos japoneses é irritante. Queremos ver histeria, choro, perda e sofrimento. Não tem tom de voz apocaliptico que segure muito tempo o clima épico e sem esperanças que a mídia precisa vender. Infelizmente então, sobrou para nós do Jcast a missão de garimpar informações e tentar deduzir o que diabos realmente está acontecendo por lá, sem deixar de revisitar tremores antigos e de respeito. Todos sabemos que o Japão é todo voltado para essa coisa de respeito aos ancestrais. Nada melhor do que falar um pouco dos Terremotos-Sama de ontem, de hoje e de sempre. Pra fechar o ciclo, como temos TOC e tudo precisa ter a simetria narrativa perfeita, encerramos com o review de uma singela e tocante obra chamada Tokyo Magnitude 8.0.

(00:00:26-00:05:50) Rant: Obama no Brasil, jabá e a falta de Madoka Magica

Obama no Brasil, Yohan revoltado com a falta de Madoka Magica e ninguém se importa com as questões relevantes de verdade, como o absurdo que é o uniforme da Mulher Maravilha em seu novo Live Action. Pense em Power Rangers pornô.

Agenda Cultural 26 – O Proibidão
Revista Neo Tokyo nº 61

Trilha: Yoko Kanno – Wolf’s Rain OST 1

(00:06:08-00:26:12) Papers: Terremotos e a Arquitetura Japonesa

Uma geral nos terremotos passados e na evolução forçada da arquitetura japonesa, cada vez mais preparada para os golpes baixos de Gaia. Eu amo meu planeta, acho ele muito sexy, mas quando o fofinho acorda de mal humor… nos lembramos que somos apenas grãos de poeira cósmica. JCast hoje está todo bicho-grilo.

Trilha: Yoko Kanno – Wolf’s Rain OST 1

(00:26:35-01:08:48) Trend: Grande Terremoto de Touhoku

Uma grande tragédia se abateu no nosso querido Japão e os olhos do mundo se voltam apreensivos para o frágil arquipélago. Enquanto as emissoras de TV torcem por uma grande explosão nuclear, nós e o Nuclear Boy tentamos explicar que a coisa não é tão simples. Paradoxalmente, a coisa é até mais tranquila do que se pensa. Claro que no fim das contas podemos estar completamente errados, iludidos pela perfeita Poker Face dos nipônicos. Vamos torcer para não ser esse o caso.

Tsunami – Antes e Depois
FYI: How Does Nuclear Radiation Do Its Damage?
How Nuclear Reactors Work, And How They Fail

Doações
Cruz Vermelha Brasileira
Cruz Vermelha Americana
Exército de Salvação
Visão Mundial
GlobalGiving

Trilha: Yoko Kanno – Wolf’s Rain OST 1 e 2

(01:09:29-01:45:43) Review: Tokyo Magnitude 8.0

Esse é mais um anime do Noitamina e segura orgulhosamente a boa tradição desse bloco. Também está sendo reprisado atualmente no Japão, o que é uma grande ironia do destino. Para completar a temática catástrofe, a gravação em si desse podcast foi desastrosa. Por isso que a Sofia surge no começo, some, e participa rapidamente no final do bloco. Desculpe-nos Sofia. Provavelmente os deuses acharam que fomos longe demais. No geral, descubra conosco como um terremoto pode curar o aborrecente dentro de você.

Trilha: Koh Otani – Tokyo Magnitude 8.0 Original Soundtrack

Essa edição do JCast assumiu fácil, fácil o posto de mais conturbada, só não sendo superada pela vez em que eu tive dengue. Pelo menos combinou com o clima de catástrofe. Ah, pra quem está se perguntando, a música no final é Kimi de ite, Buji de ite, composta e cantada pela insuperável Yoko Kanno, para arrecadar fundos e doar pra quem tá precisando. Mandem emails para [email protected], nos visitem em www.jcast.com.br caso estejam nos ouvindo na Kombo e até semana que vem!

01:28:14-02:06:26
  • Andre Nunes de Lima

    abstinência de madoka

    • Eles estavam é procurando uma desculpa pra cancelar. Eu já ouvia rumores de que ia rolar um hiato na série mesmo antes do terremoto.

      Tava causando muita polêmica? Eu ainda não peguei pra assistir tudo (parei no episódio 3).

  • danielcs16

    OMG, nem ouvi o cast ainda, mas o Darko colocou a trilha sonora de Wolf's Rain… O cast já vale pela trilha de fundo.

  • JunMkI

    É comovente ver personagens amadurecendo frente às dificuldades, não sucumbindo, caindo e se levantando novamente, tanto na ficção quanto na vida real. Quase chorei manly tears ao me lembrar da série, e das histórias reais do desastre em Fukushima que li na Internet.

    Devíamos ter vergonha ao fazer pouco caso da vastidão e estabillidade de nosso território e seus recursos naturais abundantes, ao vermos os japoneses, cujo território é o oposto disso. Principalmente agora, pois talvez essa carência contribua para o sentimento de união dos japoneses frente aos desastres. E é uma pena que só vejamos os defeitos dos outros muitas vezes e esqueçamos de olharmos para nós mesmos. Ainda temos muito a aprender com eles sim.
    http://bit.ly/gnDmmp e http://bit.ly/gVyXJZ – Fukushima Magnitude 8.9. A vida real também nos surpreende tanto quanto a ficção.

  • Trilha sonora da Yoko Kanno! Muito boa escolha e esse é um dos melhores trabalhos dela.

  • Thiago WOLF

    Minha admiração pelo exemplo de civilidade japonesa, também um instinto de cooperação em nome da coletividade, coisa que nós brasileiros, famosos pelo "jeitinho" dificilmente compreendemos.
    E mais uma vez a mídia informando sobre o "mundo cão" sobre as catástrofes cíclicas, tão cíclicas quantos as reportagens clichês e pouco instrutivas. Peguem a pipoca que o jornal vai começar…
    Bem vcs falaram que não tem terremoto no Brasil, bem não TINHA, porque agora tem, e eu acho isso muito estranho, será que o planeta está dando sinais ??? Aqui em Goiás tem ocorrido desde 2010 uma série de vários terremotos, concentrados ao norte do estado, um deles foi até sentido em Brasília. São terremotos de 3, 4 e até 5 graus… Em Goiânia não houve nada pela distância. Mas na região houveram casas rachadas pelos tremores. O que intriga é que estamos a milhares de quilômetros de qualquer placa. Os especialistas dão explicações que não consigo engolir, acho que estão chutando mesmo. Mas é um mistério.
    Esse anime é premonitório demais…
    Meu respeito e orgulho aos Samurais que estão se sacrificando pelo país. Enquanto no Brasil os "heróis" são ex-participantes de reality-shows da vida, lá esse conceito tem um significado mais profundo.

    Gambarê Japão !!!!

  • Vinicius

    Aposto que vocês falaram de lolis e traps naquele outro podcast.

  • Acrescentando, um dos maiores problemas de um incidente envolvendo radiação é o dano biológico que pode causar aos seres vivos. Quando não mata, pode provocar mutações nas células e, se essas células forem gametas, uma mutação deletéria ou altamente benéfica ao indivíduo pode surgir e se perpetuar. E é passível de acontecer a qualquer ser vivo. Então imaginem: superbactérias surgindo, "ervas daninhas" proliferando em plantações, altíssimas alterações nas teias alimentares etc etc. Mas não acredito que o incidente atual seja tão apocalíptico.

  • Tohno Shiki

    O povo é um só, sei que conseguirão se recuperar e ficaram mais fortes ainda, como um Saiyajin famoso. Provavelmente voltaram como potência novamente e mais unidos. Uma dica para o povo que assiste canais sangrentos, cuidado ao ligar o telefone para dar noticias, ontem mesmo a avó de uma amiga e minha avó ficaram internadas graças a um desocupado que falou que as usinas iriam explodir e matar todos do país, se informem primeiro e tenham simancol na hora de informar as coisas.

  • O povo japonês é forte e organizado. Acredito que eles se recuperem de qualquer coisa muito melhor do que nós, por exemplo, que não estamos acostumados com catástrofes ambientais.

    Acho que soa mesmo um pouco hipócrita, mas eu tive uma primeira reação bem parecida com a de vocês. Aquela manhã, quando eu chequei as notícias, logo que eu ouvi falar do terremoto eu corri para checar o Twitter do Hideo Kojima. Foi um alívio porque eu duvido que alguém ia ter coragem de lançar um outro Metal Gear ou Zone of the Enders sem o Kojima (e imaginem como seria o mundo sem Metal Gear ou Zone of the Enders!).

    BTW, Tokyo Mag 8.0 tá na minha listinha de torrents agora. Parece ser um anime bem diferente e eu curto uma estória de fossa triste mesmo pra me fazer sentir mal por ser um ser humano.

  • Tang

    Continuem participando de outros casts para assustar a galera. xD

    Essa edição ficou ótima, mais uma vez deixaram a mídia sensacionalista de lado e informaram bem melhor sobre a situação.

  • Edição excelente! E rendeu, heim! Fui acabar d ouvir só hoje XD
    Gosto muito das participações da Sofia. Do Yohan tbm, mas mais da Sofia.

    • Sofia

      Nossa, obrigada!

  • Irmão do Laivindil

    Meu Deus!!! Se Japão explodir, vocês vão ficar se pauta. D:

  • Lorena

    Gente, tenho que dizer isso. Vocês são os melhores! Achei o podcast recentemente e vocês arrasam. Vou baixar outros para ouvir! Adorei mesmo!

  • Ainda estou no início do Cast, mas o Laivindil estava correto, na introdução: tinha sim um cara que perambulava por aí mundo afora tacando tortas de creme (estilo "Trapalhões") na cara de personalidades em público. Bill Gates foi uma das vítimas, se bem me lembro.
    De forma alternativa, aqui no Brasil nos tínhamos o "beijoqueiro", que pegava figuras públicas na rua e tascava beijos na boca (homens ou mulheres, não importava).

  • Ótimo poscast de um tema obrigatório. Vocês foram uma simpatia como sempre e os convidados também mandaram muito bem.
    Eu ri com aquele comentário sobre como os japoneses faziam pra saber se fulano era japonês ou coreano hahahahahaha. É como eu digo, coreanos são os japoneses sensuais. Eu diferencio assim rs.
    Enfim, programa super informativo. parabéns!

  • henrique

    O maior terremoto da história? Até onde eu sei foi o quarto mais forte.