JCast #130

Rant: Rebecca Black e Guerra dos Tronos
Review: Royal Space Force: The Wings of Honneamise
Feedback: Vivian R, Rodrigo MSN, Ananias Lopes, Rodrigo Capucho, Raphael Soma e Doraemon

Participantes: Darkonix e Laivindil

O resto do mundo parece ter murchado nos anos 80. Todos estavam preocupados demais em manter seus cabelos volumosos e suas ombreiras no lugar e ninguém se importava muito com bom entretenimento e música de qualidade. Eles estavam pensando no futuro, lógico. Se não fossem nossos queridos companheiros de mullet, hoje não nos divertiríamos tanto com a nostalgia das produções da época, ao mesmo tempo em que agredecemos aos céus o fato de que não vivemos mais naquela década de merda.Lógico que nem tudo foi cocô nos anos 80: para muitos, ali aconteceu o auge da animação japonesa. Por mais limitadas e presas ao passado que essas pessoas sejam, seus argumentos não são de todo vazios: muita coisa que aconteceu nos anos 80 definiu gêneros e estabeleceu padrões até hoje não superados. Hoje falaremos um pouco sobre uma dessas produções seminais, além de colocarmos em dia a fofoca com os ouvintes e leitores do blog. Curtam essa edição, enquanto eu fico torcendo para que mini-blusas masculinas jamais sejam moda de novo.

(00:00:33-00:09:48) Rant: Rebecca Black e Guerra dos Tronos

Foi primeiro de abril e nós não postamos nenhuma notícia mentirosa. Grandes poderes geram grandes responsabilidades. Somos tão influentes no nicho otaku nacional, que qualquer comentário jocoso nosso poderia se tornar verdade instantaneamente. Isso é perigosíssimo na nossa mão. Bastaria apenas uma notícia mentirosa para que tivéssemos AV’s de manhã ou Saber J na Tv Globinho. Muitas crianças jamais se recuperariam do trauma. Melhor deixar isso para sites mais profissionais e menos influentes. Ah, e tentem ler Crônicas de Gelo e Fogo antes da série da HBO. Só se lembrem de comer entre os capítulos, para que não morram de fome. E lembrem que toda a complexa mitologia ali descrita não cai no vestibular. Não se esforce muito.

Sério? Devora essa merda com a Wiki aberta do lado, é muito mais interessante do que qualquer coisa que te ensinarão na escola. Parafraseando Craig Ferguson: Pais, aguardamos ansiosos as suas cartas.

Trilha: Rodrigo y Gabriela – Rodrigo y Gabriela

(00:10:15-01:00:30) Review: Royal Space Force: The Wings of Honneamise

Como eu dizia lá em cima, se você ainda estiver acordado, os anos 80 produziram várias boas coisas e uma delas foi o estúdio Gainax. Fale o que for da atual produção do estúdio, mas o fato é que eles começaram de uma forma peculiar: somos jovens, somos fãs, não temos distrações sexuais, ganhamos uma nota preta da Bandai, vamos fazer um fucking filme! E esse longa é Wings of Honneamise. Nem todos podem estar tão apaixonados assim por seu trabalho. Às vezes o julgamento do autor fica prejudicado. Esse anime prova, no entanto, que nem sempre dar total controle de uma produção a um bando de loucos é uma coisa ruim. Às vezes a gente tem um Sucker Punch da vida, mas faz parte. Coloquem seus capacetes, entrem em seus módulos espaciais prestes a explodir, esqueçam a fé nos bons valores da humanidade e ouçam o podcast. Não tem que ser nessa ordem, como sempre. Você pode até pular a última parte.

http://www.youtube.com/watch?v=XFGo041te08

Trilha: GO!GO!7188 – Go!!GO!GO!Go!!

(01:00:52-01:47:46) Feedback

Parental Discrection is Advised. Não, sério. Você não está entendendo. Enquanto outros podcasts tentam manter seus blocos de e-mail bem contidos e concisos, já que é a parte mais chata para muitos, nós enfiamos no seu rabo 50 minutos deles. E nem tem tantos e-mails assim. Adoramos tanto o som da nossa voz. A única coisa que gostamos mais, é o som da nossa voz enquanto jogamos fora qualquer traço de dignidade. Claro que você sai ganhando, já que TODOS ADORA o Jcast produzindo momentos de vergonha alheia. Claro que nem tudo são flores. Nós também comentamos certas coisas muito sérias e colocamos um ponto final em um dos maiores mistérios do podcast. E não estou falando de nossa sexualidade.

Com os emails de Vivian R, Rodrigo MSN, Ananias Lopes e Rodrigo Capucho, além dos comentários de Raphael Soma (nbm²) e Doraemon.

Trilha: Janne Da Arc – Z-HARD

A gente não estava bêbado nesses emails. Muito menos usamos de drogas ilícitas. Oxigênio já o suficiente para nos inebriar. Mandem seus emails e mais desenhos do Exú Caveirinha (recebemos alguns) para [email protected], e nos visite em www.jcast.com.br caso estejam nos ouvindo na Kombo. Até semana que vem!

01:28:14-02:06:26
  • Ananias

    Ok, já que vocês ficaram envergonhadinhos e não quiseram sugerir nada, vou eu mesmo escolher um presente para vocês. Só não reclamem se receberem um box de Grey's Anatomy (sim, há esta possibilidade).

  • Tang

    Wings of Honneamise é mesmo um clássico. Uma curiosidade: ele passou aqui no Brasil em 1999 no bloco de animes do Multishow. Eu assisti na época, dublado em inglês e dividido em 4 partes de meia hora.
    Já estou baixando um BD-rip pra rever e consertar essa heresia.

  • nerdherd

    Só para avisar bem antes e criar expectativa.
    Vou a Londres em agosto e vou trazer um gadget do Dr. who para vocês. Como moro no rio frete deve ser baratinho para campos (pois não estará incluso claro auhauhauha).

  • Thiago WOLF

    Ainda não ouvi ^___^

    Wings é simplesmente ótimo…
    Um anime envolvente.. eu gostei muito…

  • nerdherd

    Fiquei com vontade de ver o Royal Space Force, como sempre acontece com as indicações de vocês. Está na lista já.

    Sempre que penso "vou mandar um e-mail, mas vou deixar para proxima edição, porque provalvemente eles não lerão nenhum e-mail nessa" e como sempre vocês acabam lendo.
    Teve e-mail de ouvinte novo, mimimi .

  • Estou com dor de cotovelo, eu achei que o Darko e o Laivi se casariam apenas comigo…

    LIKE NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/JCast/1386973061987
    FOLLOW NO TWITTER: http://twitter.com/#!/JCastBlog
    SUBSCRIBE NO ITUNES: http://itunes.apple.com/podcast/jcast/id306468034

  • Resenha de Madoka Magica, quando?! *brinks*

    Droga, mais uma animação de qualidade pra minha lista! Pobre do meu HD (preciso de um extra, lol). Malditos sejam vocês, malditos!

    Darkonix total lolicon, lol. Sim, eles sabem, e estão pouco se fodendo se você se considera um menininho forever seventeen. E o xará Laivindil também: Além de lolicon, se revelou um completo shotacon stalker nesse JCast. Vocês estão se expondo demais. Fiquem espertos, seus malucos!

    Graças aos seus comentários sobre o mail da Vivi (Vivian), descobri que nós três temos algo em comum: nossas adolescências pouco memoráveis. Fui um gordo na minha infância, e um forever alone emo em boa parte da minha adolescência. Eu odeio o eu passado a ponto de não conseguir fixar o olhar no álbum de família por muito tempo (Shinji feelings). Hoje eu me sinto melhor, obrigado.

    E essa vai para os n00bs mimimi: você é um n00b. Logo, o seu argumento é inválido. (haters gonna hate)

    P.S: seria o Edimilson o Hideyoshi da vida real? A realidade me surpreende às vezes.

    P.S 2: Huum, poligamina não era crime aqui? Ah, foda-se! E digo que casamento é game-over, meus cavalheiros, game-over! Ainda não entenderam porque as histórias de romance sempre terminam na parte que o casal declara amor mútuo um ao outro?! Dêem mais valor à liberdade solitária de vocês! Quem tem que ter pressa pra casar é mulher. (Ok, parei com o machismo. Desculpem, lindas.)

    P.S 3: e eu achando que gatos que achavam serem cachorros não existissem na vida real. A gatinha de estimação do Laivindil me provou o contrário nesse JCast (era um bichano mesmo?)

  • Rolou muito desenvolvimento de personagem e até um plot twist ou dois nessa edição pelo que eu pude ouvir.
    Pulei o bloco do meio porque ainda não assisti esse anime, mas eu peguei o finalzinho sem querer, quando o Laivin deu uma alfinetada épica na opinião sobre YuYu Hakusho de (presumo eu) alguns podcasters famosos por aí… ¬ ¬
    Também fiquei envergonhado com aquilo… COMO ALGUÉM QUE NÃO FAZ A MÍNIMA IDÉIA DO QUE É YU YU HAKUSHO, UM DOS ANIMES MAIS FAMOSOS JÁ EXIBIDOS NA TV BRASILEIRA, SE PROPÕE A FAZER UMA EDIÇÃO DE PODCAST SOBRE ANIME!!??

  • Nolasco, não me entenda mal. A alfinetada foi minha, e eles fizeram o correto: se não entende, chama quem entende (apesar da lista de convidados gerar outros percalços, mas não vou entrar nesse mérito, acho que dá pra somar 2+2 pelos podcasts que já participei e que respeito). Até a postura deles no programa estava ótima, querendo aprender e dando espaço pros convidados. O problema é o que sempre foi feito antes de tentar assumir essa postura. Como um cara pode dizer que Akira e Ghibli são as únicas coisas que prestam se tudo que ele conhece é, por alto, o que a sobrinha adolescente consome, em uma indústria com 50 anos nas costas?

    E não é o único preconceito que eles espalham, o choque em saber que um dia ele já foi mulher valeu a última edição. O Alottoni tem moe, vai. Mas chega desse assunto, já deu já. Semana que vem levantamos outra bandeira, já que a gente anda nessa de militar o óbvio.

    • Interessante foi que, por não ter ouvido quem deu a "alfinetada", eu já presumi que foi o Laivin'. Olha que preconceito!

      E concordo, o Alottoni tem o máximo de moe possível a um nerd gordo e barbado ter! LOL!

  • Só interrompendo um pouco, mas compartilharei mais um vídeo (já que tão falando do edmílson e do moe do alottoni):
    http://www.youtube.com/watch?v=-3QKEPpXVhE

  • Bruno

    Parabens pelo podcast muito bom.
    Achei o bloq e podcast de vcs depois de ouvir o anikencast onde vcs participaram.
    Já escutei quase 10 e todos são muito engraçados, principalmente quando pegam pra zuar com o Luan lolicon!!!
    Gostei bastante das reviews de Haruhi, Summer Wars, Doctor Who e mais algumas que não lembro.
    Já tinha visto Haruhi e esse anime é mesmo foda. E depois de ouvir a review fiquei querendo ler todas as novel. *-*
    Summer Wars assisti depois de ouvir a review e o anime é realmente muito bom. Vlw!!!
    Gostei da review de Doctor Who mais começar a baixar todas as temporadas vai ser tenso. Quem sabe um dia. ^_^

    Bom é isso abraço e parabens pelo cast.

  • Kenji

    Podcast muito bom como sempre; conheci o Naoki Urasawa pelo mangá Monster publicado pela Conrad contudo passei a acompanhar mais do autor pelos reviews de Pluto e 20th Century Boys e atualmente estou lendo Billy Bat e Sket Dance também comecei a ler pelo Jcast e espero que com o anime mais pessoas conheçam a obra.

    Bem que vocês poderiam abrir uma conta no banco para financiar uma viagem do Jcast ao Japão, só espero que vocês não sejam presos por lá

  • Nossa, valeu pelo jabá, guris!

    Bem, notei que o Lavi ficou meio perplexo quando chamei o Hideaki Anno de babaca (não tinha como não notar, né?), mas um dia talvez eu explique isso. Basta saber por hora que eu não nego o impacto e importância das suas (dele) obras, mas eu não vou com a cara dele assim mesmo…não vale a pena discorrer sobre isso, não sou do tipo que joga gasolina onde pode ter flaming, ainda mais no site alheio^^

    Mas, de fato, é bem como vocês e eu dissemos: a fronteira entre o Superflat de uma década atrás e o "atual" Mainstream está bem tênue. Uma cacetada de mangás, animes, games e outras mídias já fazem crítica a seus próprios modelos e a base que os consome. Vezes de forma mais leve, como Lucky Star (notem que a Konata é uma otaku japa, mas bem mais moderada se comparada a "certas" bizarrices que se sabe por aí), ou como uma autêntica TIJOLADA que te acerta de forma sutil e inesperada, como no game para GBA e PSP Yggdra Union, que desconstrói o tema clássico dos SRPGs dos jovens que se revoltam contra o império opressor…que não é bem assim.vou escrever algo sobre esse game em breve no nbm² ou no Meta Sekai (se me permitem mais um pequeno "self-jabá" :P).

    Ainda assim, acho que o tema "descontrução" vai dar bom assunto pra mais casts mais pra frente; espero pelo final de Madoka pra voltarmos a debater bem mais sobre o assunto. Até lá, aguardo as p´roximas edições do jcast!

    Raphael Soma
    http://n-gothic.blogspot.com/ http://metasekai.blogspot.com/

  • Boa noite!
    Realmente foi uma supresa pra mim ver um podcast falando sobre Wings of Honneamise. Não, nunca vi esse movie hahahahaha, mas eu era leitor de revistas como animax e anime>do quando criança. Acredito que eu tenha lido pelo menos uma pequena matéria deste movie. Vou procurar para baixar com certeza e agradeço pelo fato de vocês terem me lembrado da existência dele. Aliás, falando em dicas que vocês dão, além de perfect blue que eu vi e achei fodão, ESTOU APAIXONADO por Madoka Magika. Aguardo ansiosamente os dois episódios que faltam para encerrar a saga e quero muito um jcast sobre Madoka!
    Bom, é basicamente isso. Continuem a simpatia que vocês som e vida longa ao jcast.

    PS: Eu também não sabia pronunciar Honneamise.

  • Felipe Sales

    Só um off-topic: os novos Thundercats estão com traço muito melhor do que os antigos. Acho muito provável que o enredo desse novo desenho esteja melhor que o do antigo.

    • Felipe Sales

      O comentário acima era pra ser maior. Cliquei no responder, sem querer. Só queria dizer que o problema de muitas pessoas que criticam coisas novas é que elas não se pautam, na maioria das vezes, em nenhum critério objetivo ou sensato. Elas simplesmente adoram as coisas antigas, não porque elas fossem de fato boas (algumas são), mas por causa de um laço afetivo que criaram com elas e devido ao fator nostalgia, que ativa aquele sentimento de saudade e alegria em relembrar a infância. Logo, elas não reavaliam, quando adultas, as coisas de que gostavam quando crianças e, mesmo quando o fazem, não parecem fazê-lo de modo imparcial. Elas simplesmente continuam se forçando a pensar que as coisas "de sua época" eram melhores e rejeitam qualquer remake ou nova abordagem sobre aquilo. Acabam dando opiniões sem embasamento e que só reforçam sua ignorância e sua incapacidade em admitir o novo.
      Esse argumento, aliás, de que "no meu tempo tudo era melhor" é uma babaquice. "Meu tempo", pra mim, não passou e nunca passará enquanto eu estiver vivo. Ele compreende toda a minha vida e, por isso, se eu estiver presente para ver qualquer mudança radical de critério artístico ou intelectual eu devo aceitá-la como algo do "meu tempo", não algo relegado às gerações posteriores. Mudanças SEMPRE acontecerão, mas, geração após geração, as pessoas têm a mania de criticar a juventude e dizer que a humanidade só piora. Epic Fail, claro.

      A crítica de vocês foi muito acertada e bem pontuada. Como sempre, parabéns.

  • Ohitteg.

    Excelente poadcast, novamente.

    Royal Space Force já está em 45%.

  • Já tinha ouvido falar (muito pouco) desse filme da Gainax, mas agora fiquei muito interessado. Assistí-lo-ei em breve.

  • anachan

    Olá pessoas!Tudo bem com vocês?
    Eu cheguei no Jcast através do Anikencast, por sinal também um ótimo cast, ouvi o de Bakuman e o de Otaku no Video e adorei. Qquando vi que havia uma edição sobre Puni Puni Poemi aqui, tive que parar para ouvir. Assisti esses ovas no começo desse ano e meu cérebro explodiu. Achei divertido o review duplo, casa bem com a insanidade desse anime, só que, assim, achei que os argumentos a favor foram bem mais fortes que os contrários..hehehe de qualquer forma, parabéns pelo trabalho, e pela indicação de Okuribito. Me interessei muito.
    Sou nova nessa coisa de podcasts, nunca me atraiu muito, mas descobri que são muito bons para ouvir quando trabalho em casa e preciso me concentrar em uma coisa só. Então, vou ouvir ainda vários jcasts do passado, podem ter certeza! É muito fluida a conversa de vocês, além das informações interessantes. Ouvir algo sobre Wings foi uma surpresa boa, vi uma matéria sobre esse anime em uma AnimeDo (é, sou dessa época, mano…entendo perfeitamente essa coisa da época tensa onde cada anime assistido era uma vitória pessoal XD) mas ainda não assisti. Foi bom relembrar e ver mais infos interessantes. Está nos meus planos de assistir ''coisas da época que não tinha muito acesso'', como Wings, Blue Seed, e outros.
    Também gosto disso de vocês não falarem só de anime e mangá, mas até de Justin Bieber!E de uma maneira totalmente saudável.
    Sem me alongar muito mais, queria sugerir, justamente por essa pluralidade do cast, que vocês falassem sobre filmes B japoneses, que tal? Não sei se conhecem muito, mas tenho algumas recomendações, como : fullmetal yakuza, sukiyaki western djang, machine girl e tokyo gore police. É outra dimensão de mundo. 8D
    No mais, continuem com o ótimo trabalho!!!

  • rafael Taira(Kojiro)

    muito engraçado. Me diverti muito. nossa nunca aguentaria ouvir 10 horas de jcast. achei q no máximo eu ouviria umas 5 horas.